terça-feira, 18 de junho de 2013

Blog Leitura e Gestão 2013



Pessoal,

Visando melhorar a qualidade do Blog. Mudei para o endereço leituraegestao2013.blogspot.com

Abs,
Álvaro Quintana

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Leitura & Gestão


Primeiramente gostaria de agradecer a todos que veem acompanhando o blog e o tornando mais interessante a cada dia que passa...

Em seu primeiro mês de vida já foi alcançado mais de 1100 acessos e vem muito mais por aí!!!

Gostaria que deixassem sugestões sobre temas, livros e assuntos polêmicos do Mundo Corporativo.

Pode ser através do deixe sua mensagem/crítica ou sugestão que tem aqui do lado direito do vídeo ou se preferirem passar por e-mail também será bem vindo!!!

alvaroquintana@gmail.com

Obrigado a todos

Abs
Álvaro Quintana

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Gestão Empresarial


    
Pessoal este vídeo é sobre Gestão Empresarial (Empresa Vagalume criou para a MasterQual).

Ele demonstra de forma bem lúdica o mundo corporativo e nos traz dados bastantes interessantes...

AH!!! Qualquer similaridade com a sua empresa é mera coincidência...

Comentem...

Abs,
Álvaro Quintana

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Tecnologia - Bom ou Ruim ?

     Quem nunca foi pra um bar e ficou teclando no celular ou visualizando o facebook ? 

 
     Um bar em São Paulo decidiu inovar e criou copos que só ficam em pé na mesa se apoiados em um celular. Será que vira moda o bar ou irá falir ? Até que ponto conseguimos nos separar da Tecnologia por uns instantes ? E se recebermos aquele e-mail do trabalho URGENTE enquanto estava apoiando o copo de chopp ???? Das duas uma: Ou as pessoas irão ficar com o copo na mão e outra no celular, ou irão abandonar este bar e ir para outro... Até que ponto vale esta inovação ? Com esta experiência iremos ver pra onde está caminhando nossa geração, quais valores estamos priorizando em nossas vidas. Não vejo problema em fazer as duas coisas enquanto estamos com amigos no buteco, mas convenhamos que foi bastante criativo.
 
Vamos acompanhar as cenas dos próximos capítulos! Sorte aos empreendedor e Sucesso!
 
Será que ficar no celular num bar é INDIVIDUALISMO ou DINAMISMO ???
 
Vale a reflexão!
 
Um abraço
Álvaro Quintana

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Gestão Pública - 'Só no Brasil'



     Não sei se acompanharam este caso, mas vale a pena resumir... Este Hospital fica em Cuiabá e está no seu 27º ano de obra (isto mesmo vigésimo sétimo!!!!!). Para piorar a situação só existe um contrato de aluguel em que o Governo já gastou cerca de 200 mil reais sem ter realizado qualquer procedimento cirúrgico. UM ABSURDO!!!

   Esta matéria está em somente uma página da última edição da Revista EXAME (pág 29). É apenas mais um caso gritante da nossa Gestão Pública... Até quando teremos este tipo de falta de comprometimento com o nosso dinheiro ? Pagamos impostos absurdos para não termos os recursos na hora em que precisamos.

     Gostaria de ver, que empresa do setor privado se daria ao luxo de imobilizar este montante de capital sem resultado financeiro ou de qualidade algum, provavelmente quebraria. E porque nosso Governo não quebra ? Porque nós o sustentamos cada vez mais com a alta carga tributária. Um imposto que não temos como optar em pagar ou não.

    É um absurdo convivermos com este tipo de Gestores despreparados e sem compromisso geral com a Nação. É assim que vamos ser a SEDE de uma COPA DO MUNDO ???? Pelo amor de Deus temos que abrir nossos olhos.





terça-feira, 4 de junho de 2013

Cultura Organizacional

       Encontrei esse vídeo e achei muito interessante... 

       Quem tiver interesse no assunto vale a pena ver. O Vídeo tem um pouco mais de 20 minutos, mas é uma aula.


Para acessar ao link... Clique no tema abaixo destacado em vermelho...



segunda-feira, 3 de junho de 2013

Cultura Organizacional X Clima Organizacional

Qual a diferença entre Clima Organizacional e Cultura Organizacional ?

Primeiro vamos definir os dois tópicos:

Cultura Organizacional - "A Cultura Organizacional consiste em padrões explícitos e implícitos de comportamentos adquiridos e transmitidos ao longo do tempo que constituem uma característica própria de cada empresa".  (Chiavenato - 1996)

Clima Organizacional - "Clima Organizacional é o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa, num dado momento". (Ricardo Luz - 2007)

Ou seja meus caros, Resumindo a Cultura Organizacional é como as decisões são tomadas ao longo do tempo baseadas nas crenças e nos valores arraigados durante o seu tempo de existência e o Clima Organizacional é a foto de como se encontram as pessoas no tempo analisado.  

Espero ter ajudado com esta postagem e quem quiser se aprofundar no assunto sugiro conforme abaixo:

Fiz um curso bastante interessante sobre o tema Alinhando a Cultura Organizacional à Estratégia pela Empresa MasterQual - Rj

Quem tiver interesse: www.masterqual.com.br



Um Abraço
Álvaro Quintana